Porque se fala tanto em literacia emocional?

9.2.18



Podemos definir literacia emocional como sendo a capacidade que temos em interpretar, compreender e dar nome àquilo que sentimos. O que nem sempre é assim tão óbvio.
Estar zangado é muito diferente de nos sentirmos frustrados mas estas duas emoções são facilmente confundidas. E porque é que é assim tão importante sabermos (sentirmos?) qual é a diferença?

1 - Em primeiro lugar porque quando sabemos aquilo que estamos a sentir conseguimos muito mais facilmente sair desse estado para outro que nos seja mais conveniente. A isto chama-se gestão emocional. Quando a emoção está mal identificada não há 'clique' que se faça. Continuamos à procura do que sentimos e parece que nada nos serve até termos a certeza que é aquela. Ora, se não temos palavras para a descrever, fica difícil evoluir de um estado para outro.
Recordo-me de há umas semanas o meu filho ter chegado ao carro e me contar que estava chateado com um amigo da escola. Contou-me o que tinha acontecido e eu retorqui, respondendo 'Deves estar mesmo triste.' 'Não, estou mesmo chateado!'. Ele conhecia a emoção e sabia que era aquela. Não era tristeza e isso permitiu que, depois de contar o que tinha acontecido, tivesse conseguido colocar de lado a questão. E também me mostrou que ele já tem vocabulário emocional e isso deixa-me feliz!

2 - Ajuda-nos a evitar situações semelhantes. Se um determinado acontecimento me provocou ansiedade, chatices ou outra emoção negativa, posso impedir que o mesmo aconteça novamente. A parte interessante é mesmo esta.

Para poderes aumentar a tua literacia emocional, no livro Crianças Felizes encontras 2 capítulos dedicados ao tema (inteligência emocional e comunicação positiva) e aqui, ainda mais desenvolvido, aulas sobre o assunto!


Instagram Blogue | Site oficial | Facebook Youtube | Formações | Formações avançadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share