12 rotinas diárias que me ajudam a ser mais feliz!

2.1.18


O ano novo é sempre um período em que renovamos a esperança no ano que vem a seguir.
E embora te tenha dito aqui que este início não é, pelo menos para mim, o início de nada em concreto e sim, a continuação de hábitos e de projetos aos quais já dei início, gostava de partilhar contigo algumas rotinas que tenho trazido para a minha vida e me ajudam a ser um bocadinho melhor, todos os dias. Afinal, somos aquilo que escolhemos!

Advertência: Este post é só sobre mim, o que me faz bem e que quero manter ao longo deste ano. Não são verdades universais :) Conheço muita gente que não suporta acordar cedo e que faz imensas coisas noite dentro. Se funciona assim, tanto melhor. Comigo é assim!


1. Acordar mais cedo
Quem me lê há algum tempo sabe que gosto muito de acordar cedo. Gosto sobretudo de começar o dia a tratar de mim, com tempo para o fazer, vestindo a roupa que preparei de véspera, escolhendo a cor do baton ou a forma como vou prender ou soltar o cabelo. Lê aqui porque escolho sempre a roupa de véspera. Este tempo é praticamente não negociável e por isso acordo mesmo mais cedo.

2. Beber um copo de água morna com sumo de 1/2 limão
E sim, faz toda a diferença este hábito, logo de manhã. Confesso que, inicialmente, desconfiei, mas a verdade é que à medida que o fui testando confirmei uma série de benefícios. E é mesmo bom! E antes de me deitar faço o mesmo - mas sem o limão.

3. Acordar os miúdos. Devagar.
Não há nada melhor do que acordar os miúdos com calma. Um beijinho e uma promessa de 'só mais 5 minutos, então' são do melhor que há. Enquanto isso, abrem-se as persianas, verifica-se que a água do chá já ferveu e volta-se aos quartos. Com tempo e sem pressas. E isso faz toda mas toda a diferença. Podes ler mais aqui sobre como sair de casa zen e sem stress.

4.  Fazer a cama
Fazer a cama sempre teve um efeito muito positivo em mim e passei a dar-lhe valor quando fui viver sozinha, aos 19 anos, para Manchester. Em primeiro lugar ficava sempre com a sensação que o quarto estava mais arrumado, o que transmite imediatamente uma sensação de ordem que aprecio tanto. Por outro lado, o facto de ter cumprido com uma das tarefas do dia dá-me uma grande sensação de auto-eficácia. Só por fazer a cama :) !

5. Tomar um bom pequeno-almoço
Em nossa casa não há cereais cheios de açúcar nem gorduras saturadas. Come-se pão bom, com manteiga, compotas (muitas vezes feitas por nós), chá e fruta da época. E sabemos que isto faz toda a diferença não só no rendimento do dia, como também na nossa própria saúde. Todos à mesa, ao mesmo tempo e com tempo para conversar. Todos os dias.



6. Viver mais simples
Queremos muito que os nossos dias sejam mais simples - o ritmo acelerado em que vivemos não traz nada de bom. Vejo famílias a passarem de evento em evento, como se tivessem uma lista das coisas que estão na moda fazer e que têm de ser riscadas. Ao fazê-lo, será que se sentem mais presentes ou será que se sentem a cortar a fita da maratona?
Há muito tempo que decidimos viver de forma mais simples. Essa simplicidade vê-se na forma como nos mantemos o mais possível fieis àquilo que consideramos realmente importante. Menos presentes mas mais presença, menos saídas mas melhores convívios, menos correrias mas mais rituais em conjunto.


7. Tout doucement
Não quero fazer tudo, não quero ir a todas. Quero começar e terminar tudo aquilo a que me proponho e fazer as coisas com calma, uma de cada vez. O que para mim é, francamente, difícil. Tenho o pensamento rápido e contrariar a minha natureza faz com que o meu coração acelere antes de desacelerar. Mas, très doucement, este é um hábito que tenho instalado cada vez mais na minha vida.

8. Act the way you want to feel
A Gretchen Rubin tem uma das verdades da idade adulta que diz que devemos comportar-nos como nos queremos sentir. Quando li esta frase no Projeto Felicidade, delirei! Conheço bem esta verdade - até porque o nosso corpo é capaz de enganar a nossa mente e fazê-la sentir exatamente (ou quase) como nos estamos a posicionar. Experimenta!

9. Planear o dia seguinte
Esta é uma das rotinas que procuro fazer diariamente. Abro a agenda e vejo o que tenho para o dia seguinte. É uma forma de me antecipar e de saber que não há grandes surpresas.

10. Telemóvel off | Livros on!
Muito da minha vida profissional depende do que vamos publicando nas redes sociais e do acompanhamento das métricas e tendências. O que faz com que passa muitas horas online. Decidi, todavia, que de manhã e antes de sair de casa, não acedo a nenhuma rede social. Nem quando me vou deitar. Voltei aos livros!

11. Hidratar | Comer bem | Descansar | Desporto
Não há grandes segredos - beber água e chás, comer em condições, descansar q.b., aprender algo novo todos os dias e fazer desporto pelo menos 2 vezes por semana são uma das formas de encontrar o tal equilíbrio.

12. Duas de letra
Mensalmente (pelo menos) almoço com uma amiga para pôr a conversa em dia e partilhar a vida. Tive uma fase em que deixei de o fazer mas nos últimos meses retomei a rotina e sei que é tão necessária para o meu bem-estar.




2 comentários:

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share