Sabes se a auto-estima dos teus filhos é equilibrada?

11.11.17


Com frequência os pais de crianças de 5 anos consideram que os seus filhos têm uma auto-estima baixa. É comum, nestas idades, parecerem menos seguras, nomeadamente devido à complexidade que as relações sociais, que começam agora a estabelecer, começarem a ganhar mais espaço nas suas vidas.

Esta semana estivemos a falar por aqui sobre a auto-estima.

E será que podemos medir ou avaliar a auto-estima numa criança pequena, com 5 anos? A complexidade nesta medição surge do facto de a maior parte delas não ter um léxico variado e alargado e estar a aprender a lidar com as suas emoções - e só depois ser capaz de falar acerca delas. Contudo, isto não impossibilitou um grupo de investigadores de descobrirem de que forma é que se poderia avaliar a auto-estima de uma criança.
As crianças desta idade conseguem dizer se são boas a correr, a desenhar ou a dançar, por exemplo mas têm mais dificuldade em falar sobre outras formas complexas de ser, como se são boas ou más.

Usando botões de um computador, as crianças respondiam a uma série de questões que tinham uma bandeira associado com 'eu' e 'não sou eu' e a uma série de palavras boas (divertido, feliz, bom, querido) e más (mau, blagh, chato). Depois, e para medirem a auto-estima de cada uma delas, esta tinha de combinar as palavras e pressionar os botões indicando se as palavras 'boas' estavam associadas às bandeiras do 'eu' ou do 'não sou eu'. A maior parte das crianças identifica-se mais com o 'bom' do que com o 'mau'.
Este estudo pode ser lido com maior detalhe neste link.

Não temos como provar se uma criança tem uma auto-estima equilibrada ou não mas podemos olhar e deduzir. Este é um exercício interessante que te pode apoiar.

Para mais sobre auto-estima só tens de clicar no link acima ou aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share