Para que não nos esqueçamos sobre o que é a missão pijama!

19.11.17



Podemos ler no site da Mundos de vida, que a Missão Pijama é uma iniciativa criada [...] em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
Para além de ser o dia do Pijama, a 20 de Novembro assinala-se também a Convenção sobre os direitos da Criança [que vale a pena ser lida!].


A iniciativa da Mundos de vida é de louvar porque ela pretende não só sensibilizar os adultos mas, acima de tudo, todas as crianças para uma realidade que, a maior parte, desconhece e não entende. Foi essa a reação dos meus filhos quando lhes expliquei os porquês deste dia tão simbólico.


No entanto, fui-me apercebendo que há muitas crianças que não sabem porque vão amanhã de pijama para a escola. Algumas foram este fim-de-semana comprar um pijama novo para levar para a escola porque era o dia do pijama. Se lhes perguntarmos se conhecem o significado, algumas dirão que é uma festa do pijama. E é uma pena quando isso acontece porque o significado do dia fica todo perdido.
Vai-se de pijama porque é em casa que vestimos o pijama - o pijama é um aconchego, aquece-nos e deixa-nos confortáveis, tal como nos devemos sentir em família.


Amanhã, antes de saíres de casa procura passar a informação aos teus filhos. E a moedinha que vai na caixinha... se eles tiverem um mealheiro, deixa-os tirar de lá. "No Dia Nacional do Pijama as crianças são convidadas a ajudar outras crianças. Por isso, esta inciativa tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share