1 tema | 5 posts ** Resiliência na criança

26.11.17


A resiliência é uma competência e, como tal, pode e deve ser trabalhada nos nossos filhos e em nós.

Mas, afinal de contas, o que é mesmo a resiliência? É a capacidade que temos, depois de termos sido expostos a uma situação de stress, de darmos a volta por cima e superarmos a adversidade. É mais fácil dizê-lo do que fazê-lo. Daí que os últimos estudos apontem que a presença de um adulto seguro ao longo do processo de crescimento da criança seja fundamental [espreita os últimos posts acerca do vínculo e do reconhecimento/elogios porque te vão dar uma enorme bagagem para o tema desta semana].

Será que nascemos resilientes? Sim, alguns de nós nascemos com traços que nos permitem sê-lo. No entanto, se não formos expostos a situações que nos permitam trabalhá-la, então pouco iremos desenvolvê-la.


E a partir de quando é que a criança se torna resiliente? Desde o momento em que é concebida. As suas fragilidades e superações fazem dela mais forte. Um outro exemplo é aquela fase em que chora assim que deseja algo e a fase que se segue em que aprende a esperar. Isso é resiliência. E precisamos de a trabalhar. Darmos uma recompensa à criança porque não pode ter um determinado objecto é uma equação muito perigosa porque ela não vai ser capaz de perceber que se sobrevive a muitas situações desafiadoras. 



Aqui ficam os 5 posts desta semana:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share