O que ir a um festival diz de nós enquanto pais?

8.6.17
Quem vai a festivais sabe que, a cada ano que passa, vemos cada vez mais crianças a acompanharem os pais. Bebés de colo, que ainda nem gatinham, a miúdos com 3 anos, que correm e saltam até miúdos mais velhos e mais altos que os pais.

Podemos achar que são pais cool, mas a verdade é que estamos perante um fenómeno que vai além disso.  Uma vez alguém perguntou-me se os pais de hoje desejam ser amigos dos filhos e se há algum problema nisso. Respondi dizendo que precisava de perceber melhor o que é ser-se, para essa pessoa, amigo dos filhos.
Mas, pegando nessa questão, atrevo-me a dizer que esta geração de pais deseja, entre muitas outras coisas, tirar satisfação da sua relação com os filhos e do seu papel enquanto pais. O objetivo poderá não passar por ser 'amigo' dos filhos mas antes partilhar com eles aquilo que nos dá satisfação. Mais do que amigos, queremos fazer com eles aquilo que nos dá gosto.

'Este gosto por música foi-me passado pelo meu pai que, desde sempre, nos fez escutar música em casa e nos levava a festivais.'


A Milaneza apoia este post

'Lembro-me de ver a minha mãe ler o tempo todo. Recordo-me de ir com ela para bibliotecas e livrarias. Infelizmente, não é algo que goste de fazer mas tenho imensas boas memórias dessa altura. Sempre que penso na minha mãe, vejo-a com um livro ou uma revista.'


Devemos partilhar com os miúdos as nossas paixões? Mesmo que possam não ter interesse nenhum para eles?
Claro que devemos! Temos mesmo de o fazer porque se é algo que nos dá sentido aos dias, merece ser partilhado. E partilhar não é impor, é dar a conhecer. Quando levo os meus filhos a estes festivais, mesmo que para eles isto possa não ter grande importância - não foi o caso desta vez - a verdade é que estão a aprender a viver o entusiasmo noutras pessoas que lhes são importantes. E quando partilhamos a felicidade com o outro, parte de nós também pode aprender a ser feliz. E isso é um ato enorme de generosidade e empatia.

Neste festival descobrimos um espaço só para crianças - da Milaneza - e onde podemos estar descansados com os miúdos. Percebi que há crianças que têm hoje 6 anos e que já lá vão há 3 anos. E isso é incrível!
Depois de um dia intenso, de muito trabalho e definição de projetos novos, sabe bem ficar a vê-los brincar enquanto nós ficamos a curtir a música e a namorar.



#milanezafestivais #alimentacaoeimaginacao #milaneza



2 comentários:

  1. É tão isso! É, no fundo, partilhar um pouco de nós, darmo-nos a conhecer. Tal como queremos que eles partilhem connosco os seus gostos e, por isso, vamos com eles aos concertos da Xana Toc Toc, dos Caricas e aos festivais que vão aparecendo agora para crianças (como o do Panda), também devemos (sim, eu acho que DEVEMOS) partilhar com eles aquilo que nós SOMOS.pouco fumo. ;)

    ResponderEliminar
  2. E quando os pais querem ir aos festivais dos filhos, tipo festival Panda? É porque procuram recuperar a criança interior que há neles mesmos? anajeronimo@hotmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share